CEPP-JP

Centro de Estudos e Pesquisas Psicobiofisicas

0

Your Cart

Apego, Segurança, Mente, o Agora

Por Nilton Suassuna

Pessoas, coisas, situações e experiências possuem a sua própria natureza, característica intrínseca e, consequentemente, uma função específica dentro do Cosmos. Porém, os homens costumam atribuir características especiais às mesmas, muitas vezes diferentes de suas funções pessoais e originais. Isso se dá devido às criações mentais humanas, que modificam as referidas características de acordo com o conteúdo interno de cada indivíduo, que doa seus atributos pessoais ao objeto, pessoa, situação ou experiência que é analisado.

Da mesma forma, a sociedade pode acabar fazendo a mesma coisa com as nossas vidas: transformar nossas características peculiares em características “especiais”, dando-as notoriedade excessiva e ilusória ou até mesmo separando as mesmas de sua real utilidade, servindo apenas como objeto de especulação mental ou isolamento prático. Religião, conhecimento, relacionamentos, são a nossa “segurança”.

A segurança em um relacionamento não existe, pois esta é a sua natureza. Este é um problema para a mente. A segurança é ARTIFICIAL. Se uma das pessoas que se relacionam se encontra ausente, não há conexão. Se as duas o estão, só há o desencontro. Duas ausências não podem gerar nenhum tipo de segurança.

Um relacionamento vivo é imprevisível. Assim, torna-se intenso. Assim, pode-se ter a TOTALIDADE. O amor satisfaz. As pessoas são apenas pretextos. Apenas oportunidades para se alcançar o amor.

Um recurso da mente é a definição (acrescentando e modificando as características) tornando o que é definido em ILUSÃO. A mente encontra-se sempre dividida e a UNIDADE só pode ser alcançada além da mente.

As pessoas perdem a oportunidade da VIDA segurando o passado e tornam-se mortas. Pensar no futuro é desperdício de energia. Quando desperdiçamos um momento o próximo será o resultado do primeiro: detestável, frustrante. O futuro sempre está aberto, o passado está sempre fechado e o presente é vibrante. A vida é incerta, frágil, delicada, sempre em direção ao desconhecido. Viver com totalidade possibilita experiências que tornam possíveis os enfrentamentos no futuro com coragem.

O tempo é a oportunidade que a vida lhe dá para que você faça mudanças. É a chance de se fazer escolhas, de se viver livre na insegurança.

A maior violência é a que você faz consigo: se prender à prisão da segurança criada. A energia que poderia ser amor transforma-se na busca por dinheiro, poder segurança. Na vida, nada pode ser capturado. O segredo é viver desimpedido, agradecido, sem medo do amanhã. O novo, o inesperado é o êxtase da vida.