CEPP-JP

Centro de Estudos e Pesquisas Psicobiofisicas

0

Your Cart

Descubra a força dos florais brasileiros no seu bem-estar

Na natureza, cada flor tem uma história própria. Ao longo da vida, ela recebe interferências do Sol, Lua, vento, chuva, animais e outras plantas e, assim, por mais estranho que possa parecer, molda sua identidade.

Muitos pesquisadores acreditam que a memória viva desses delicados presentes da natureza pode ser capturada e armazenada na forma de uma solução à base de água e álcool de cereais, licor ou conhaque. Essa fórmula é conhecida como floral. Sim, aqueles mesmos criados na década de 30 pelo inglês Edward Bach e que abriram caminho ao surgimento, décadas mais tarde, das essências californianas e australianas.

Segundo seus criadores, basta tomar algumas gotas dos pequenos frascos ao longo do dia para que o floral comece a agir no organismo e nas emoções, auxiliando-nos a restabelecer o equilíbrio natural do corpo e da mente. “Assim como as flores, nós também criamos uma memória energética de tudo que vivenciamos. Os florais agem sobre essas lembranças, ajudando o corpo e a mente a limpar, despertar e desintoxicar registros negativos ou em desequilíbrio, como raiva, mágoas, traumas de infância e até intrauterinos”, afirma César Suziganm, assessor em florais brasileiros.

Como assim? Florais brasileiros? Sim, isso mesmo. Sem dúvida nenhuma, um tema que tem despertado cada vez mais paixão nos estudiosos do assunto. Esse é o caso do paraibano Joel Aleixo. A rica biodiversidade local inspirou o especialista, fundador da escola de alquimia que leva seu nome, a produzir florais com plantas da mata Atlântica, do cerrado e da Amazônia.

Fórmulas especiais

Ipê, araucária, manacá-da-serra, primavera, girassol e pfáfia (o ginseng da Amazônia) estão entre as 99 plantas sistematizadas por Aleixo. Diferentes manipulações, ensina o pesquisador, criam diferentes florais. Dessa forma, no laboratório, as 99 essências se transformam em 308 fórmulas, feitas quase sempre de uma mistura de plantas.

Conheça alguns florais brasileiros

Camarão: proporciona passividade e combate a ansiedade em quem não se conforma com a posição que ocupa no momento presente.

Babosa: combate a dispersão mental, fortalece a aura humana e acalma quem se preocupa demasiadamente com o futuro.

Margarida: traz inseguranças e medos dispersos no organismo para a mente, permitindo sua exploração com mais segurança.

Primavera: dinamiza os centros de energia do corpo (chacras e meridianos) e estimula a ação prática de tudo aquilo sobre o que se refletiu.

Alecrim: ativa o perdão e ajuda a entrar em contato com o amor-próprio, combatendo sentimentos de depressão.

Arruda: proporciona limpeza, proteção e força espiritual. Ativa o fogo interior e espanta o baixo-astral.

Girassol: fortalece a personalidade e o espírito, favorecendo a liderança natural e com discernimento.

Orquídea: estimula a intuição e a sensibilidade e abre canais mais sutis de comunicação.

Hortênsia: aumenta a capacidade intuitiva e de raciocínio, combate a autocrítica excessiva e alivia tensões geradas pela hiperatividade racional.

Hibisco: libera desejos reprimidos e é indicado para momentos de retomada da sensualidade e de projetos pessoais e familiares.

Fonte: M de Mulher