CEPP-JP

Centro de Estudos e Pesquisas Psicobiofisicas

0

Your Cart

Efeitos e benefícios do Pranayama

A prática de pranayama ajuda o bom funcionamento de diferentes sistemas do corpo, deste modo, o efeito do pranayama a partir do ponto de vista fisiológico pode ser descrito da seguinte forma:
1. Pela expiração, inspiração e retenção de pranayama há uma subida e descida do diafragma, contração e relaxamento dos músculos abdominais, que dão movimento acentuado e constante para além da massagem do intestino e dos rins. Os nervos e os músculos dos intestinos e dos rins são tonificados. Os intestinos e os rins vão beneficiar não só durante pranayama,  mas durante o resto do dia. A função de eliminação de substancias prejudiciais ou energias é realizada da forma mais eficaz.

2.  A Respiração saudável depende de uma forte musculatura respiratória e boa elasticidade dos pulmões. Através do pranayama o peito é expandido ao máximo várias vezes, no qual coloca o pulmão no volume máximo. Assim, estes órgãos ficam com uma melhor preparação para realizar o seu trabalho de forma eficiente durante o resto do dia.

3. Os órgãos de digestão e absorção como o estômago, o pâncreas e o fígado, são todos exercitados com a pratica de  pranayama. Isto é feito através da uma massagem suave     feita pelo diafragma e os músculos abdominais.A Congestão do fígado e do pâncreas é removida,  bem como Distúrbios gástricos.

4. Os praticantes de yoga têm visto o pranayama como o exercício que pode fazer toda a diferença para se ter uma vida saudável. Pranayama controla diversas funções fisiológicas, no entanto é o controle dos processos da vida que vitalizam o organismo humano.

5. É uma massagem suave para o coração e ajuda sistema circulatório de forma satisfatória.

6. Durante pranayama o diafragma e os músculos abdominais inferiores puxam para cima a parte inferior da coluna vertebral como um todo.

7. Durante o pranayama o sangue venoso do cérebro é drenado muito cuidadosamente e o sangue arterial fresco é fornecido para o cérebro a grande escala. Esta condição é acentuada através da introdução de uddiyana bandha, que permite obter o maior fornecimento de sangue arterial rico. Este fato é responsável pelos resultados instantâneos refrescantes que nós temos da pratica de pranayama.

Benefícios psicológicos :

Pranayama é uma técnica para regular todos os estados emocionais e mentais, que de certa forma melhora o comportamento do indivíduo.A alteração na respiração induz mudanças no sistema nervoso autónomo e na reacção fisiológica do sistema nervoso autónomo, sendo esta um componente essencial de emotividade. Pranayama controla o sistema nervoso autónomo que regula a secreção de adrenalina, toxinas e outras hormonas do corpo. A hormona que é segregada desempenha um papel fundamental na variação do estado emocional. Através da prática de pranayama é possível produzir alterações no sistema nervoso autónomo. Assim, pode-se modificar os níveis subsequente de emotividade. A respiração forma uma ponte entre o consciente e o inconsciente. Emoções como raiva, depressão e medo têm todos os seus padrões característicos da respiração irregular.

Através da pratica de pranayama  aprende-se  conscientemente a alterar a respiração e, assim, o seu estado emocional. Pode-se alcançar um estado de calma e alerta através da respiração diafragmática lisa e uniforme. Esta técnica ajuda a pessoa a tornar-se consciente dos sentimentos que foram mantidos fora da consciência.

“È pela prática de pranayama que se obtém o poder de levitação e sensação de leveza, as doenças são curadas, kundalini é despertado e o estado em Manonmani (estado sem perturbações da consciência) e, finalmente, sobrevém a mente está cheia de graça. Uma pessoa que pratica pranayama torna-se uma pessoa feliz. ”

Fonte: A Meditação