CEPP-JP

Centro de Estudos e Pesquisas Psicobiofisicas

0

Your Cart

Final de ano: boa hora para planos

Por Luzia Santos, Jornal da Paraíba

Fim de ano é o momento especial para comemorar conquistas e planejar o que fazer nos próximos 12 meses. É a época de fazer uma análise do ano que passou e estabelecer prioridades e metas para 2014 a fim de conseguir materializar sonhos que estão guardados no campo dos desejos.

Se você ainda não fez o planejamento  de metas para curto, médio e longo prazo para o ano vindouro, ainda dá tempo. Afinal, especialistas orientam que as prioridades devem ser definidas em qualquer época do ano. Quem já integrou o hábito à sua rotina, agora avalia os resultados.

Este é o caso da arquiteta Ana Flávia Gondim Maia, 45, que este ano conseguiu emagrecer 20 quilos. Ela saiu da casa dos 98 quilos e conseguiu chegar a 78, peso que pretende reduzir ainda mais em 2014.

“Minha meta era ficar com 56 quilos, mas ao longo do ano revi esta minha decisão e estou muito satisfeita com o que consegui. O excesso, pretendo perder no próximo ano”, declarou Ana Gondim.

O fato de se sentir incomodada com os quilos extras foi motivo para investir em dieta, não  apenas por uma questão estética, mas porque o peso já estava trazendo problemas de saúde, como dor no corpo e inchaço nas pernas. Sem poder retardar a busca pelo emagrecimento, ela fez dele a meta para 2013. O diferencial em relação a tentativas anteriores foi seguir um planejamento e buscar elementos que ajudassem a trilhar um caminho para agregar à rotina diária uma alimentação saudável e a realização de atividades físicas.

Da fase de consultas com nutricionista e endocrinologista ao início da reeducação alimentar, tudo foi planejado. Em fevereiro deste ano, após passar por uma bateria de exames, ela estabeleceu as metas e, gradativamente, perdeu peso. Mudou hábitos alimentares, cortou doces, aumentou a ingestão de verduras, frutas, sucos e chás, passou a ser disciplinada em relação ao que comer. “No começo eu segui a orientação de especialistas,mas depois ganhei uma certa independência e fiz muita dieta por conta própria”, conta Ana Gondim.

Usuária de redes sociais, ela criou uma página no Facebook para contar toda a sua trajetória. “Criei a página ‘vencendo a obesidade’ para que ela pudesse me estimular ainda mais a continuar perdendo peso. Lá eu conto as dietas que estou fazendo, coloco receitas de pratos saudáveis, pensamentos que motivam a manter firme a vontade de emagrecer”, explica.

A professora da Universidade Federal de Pernambuco Silvana Medeiros, 44, também tem motivos para comemorar as vitórias. Ela, que costuma estabelecer metas a curto, médio e longo prazo, sabe que as definições ajudam a concentrar força, dedicação e tempo para conquistar metas. Em um ano de realizações importantes, ela conseguiu comprar uma casa em um dos condomínios horizontais de João Pessoa.

“Há dois anos e seis meses comecei a criar cachorros e, por causa deles, passei a querer morar em uma casa. Saí procurando, comprei um terreno, pensei em construir em Caruaru (PE), onde ensino, mas mudei de opinião e, este ano, comprei uma casa aqui em João Pessoa”, diz Silvana, que não esconde o sorriso de felicidade com a nova moradia. “Foi uma meta que levei algum tempo para alcançar, mas agora já é uma realidade”.

Mas nem todos os objetivos foram alcançados e alguns reaparecem nos projetos para 2014. “Ainda não consegui minha transferência para a Universidade Federal da Paraíba. Esta meta está no que desejo alcançar em 2014”, acrescenta.

Maneira eficaz de organizar planos é colocá-los no papel

Para a terapeuta Cynara Correia, a grande vantagem do planejamento pessoal é que a estratégia ajuda a ter clareza das metas e objetivos a serem alcançados no futuro próximo ou ainda distante. Contudo, é importante também colocar tudo no papel. “Uma maneira eficaz de organizar o desenvolvimento é fazer um planejamento por escrito. Isto porque ao passar  o plano para o papel, ele terá que ser organizado mentalmente e será necessário parar para pensar”, argumentou.

Mas o primeiro passo para quem pretende traçar planos para o futuro é fazer uma autoavaliação da própria existência. “Antes de fazer o planejamento para o futuro é preciso avaliar tudo que já foi vivido e concretizado na vida. É preciso avaliar o estado atual de cada um”, ensina Cynara Correia.

Após refletir sobre o que já vivenciou, o passo seguinte é analisar o que a pessoa quer fazer. Essa questão será a base de todo planejamento, neste aspecto a reflexão sobre o que cada indivíduo pode fazer com o potencial que detém, a exemplo de habilidades, dons ou talentos, e o que pretende fazer de acordo com o deseja são essenciais. Ainda na fase de encontrar as verdadeiras metas pessoais é preciso pensar sobre o que é necessário para alcançar objetivos.

“Nesta etapa, é preciso identificar potenciais e refletir se o que deseja é importante para dar sentido à própria vida”, explica a terapeuta. As três etapas do planejamento devem resultar em um plano para alcançar as metas. “Em um planejamento básico é preciso nomear o propósito da vida de cada pessoa, avaliar o que já foi concretizado, identificar os traços fortes (talentos e potenciais) e os traços falhos que podem se constituir em barreiras a execução do plano”, explica a terapeuta.

Com as fases iniciais concluídas, a elaboração de metas a curto, médio e longo prazo, ou seja, que demandam até três meses, seis meses um ano ou mais tempo, respectivamente, podem ser estabelecidas.

Mas não adianta cobranças exageradas e irrazoáveis, apesar de toda planificação é preciso ter flexibilidade a todo o momento, conforme argumenta Cynara Correia.