CEPP-JP

Centro de Estudos e Pesquisas Psicobiofisicas

0

Your Cart

Medicina ayurveda ajuda no equilíbrio do corpo, da mente e do espírito

A busca pelo equilíbrio do corpo, da mente e do espírito é uma constante na história da humanidade. Há mais de cinco mil anos, a medicina ayurveda (indiana) surgiu justamente com esta proposta: garantir o bem-estar em todos os aspectos da vida. Utilizando plantas medicinais, dieta, exercícios físicos, meditação, yoga, astrologia hindu, massagem, aromaterapia, gemoterapia (tratamento com metais e gemas), a ciência, que faz parte da história dos vedas, ultrapassou eras e hoje tem ganhado espaço no ocidente.

Diferente do que determina a medicina convencional, a indiana acredita que o alcance da saúde não depende da doença que atinge determinado individuo e sim das características pessoais de quem está doente.

A sabedoria ayurveda avalia o equilíbrio (saúde) ou o desequilíbrio (doença) de uma pessoa através de sua interação energética com cinco elementos naturais (éter, ar, fogo, terra e água). O resultado dessa interação é conhecido como dosha.

Existem três tipos de doshas: Vata (predomínio do elemento ar); Pitta (elemento fogo) e Kapha (elemento água). A prevalência de determinado dosha vai determinar as características de cada indivíduo. O agravamento de um deles implica em um desequilíbrio. Por exemplo, uma pessoa com agravamento de Vata fica mais acelerada e rápida, o que pode levar a um quadro de ansiedade e insônia.

A medicina ayurveda conta com uma série de terapias capazes de tratar esses desequilíbrios e doenças como câncer, depressão, enxaqueca, dores musculares, insônia, entre outras. Entre as técnicas utilizadas pela ciência indiana, estão massagem ayurveda, a shirodhara e swedana,

No shirodhara, é utilizado um fluxo contínuo de água ou óleo sobre a cabeça, na área do chacra frontal. A técnica proporciona um relaxamento da mente e do corpo e é muito eficaz para a revitalização do sistema nervoso central, controle da ansiedade, depressão, síndrome do pânico, alteração da libido, hipertensão, labirintite, fobias, insônia e redução do estresse. Para a ciência ayurveda, é preciso nutrir o prana, tratando em conjunto o cérebro, o cerebelo, o hipotalamo e o centro motor, o que leva o indivíduo a alcançar um harmonioso estado de bem estar.

Já o swedana é uma terapia de banho a vapor, que proporciona a limpeza do corpo através do suor. Com o uso de ervas e óleos essenciais, como o de eucalipto, o swedana provoca a desintoxicação e um relaxamento profundo. A técnica contribui para que os canais, onde a energia circula, se tornem mais permeáveis, facilitando a eliminação dos resíduos e o seu transporte para a região gastrointestinal para ser eliminado, auxiliando na excreção das toxinas.

Uma das terapias indianas mais conhecidas é a massagem ayurveda, que age estimulando os músculos e a circulação, liberando as toxinas presas. Na técnica, são utilizados toques profundos com as mãos, cotovelos e pés, para propiciar um realinhamento postural, alívio de tensões no corpo físico, o fortalecimento do sistema imunológico e o alívio do estresse, além de outros benefícios.

A massagem ayurveda também tem efeito terapêutico nos corpos emocional, mental e espiritual. Com os toques, as emoções, conceitos, crenças e experiências vivenciadas e contraídas no corpo, são liberadas, o que propicia um profundo processo de auto-conhecimento e transformação interna e externa, a partir da consciência corporal.