CEPP-JP

Centro de Estudos e Pesquisas Psicobiofisicas

0

Your Cart

Musicoterapia auxilia no equilíbrio do corpo e da mente

Não precisa ser um estudioso no assunto para saber que a música pode causar influências no nosso estado emocional. Talvez, o que muitas pessoas não saibam é que o som, através de suas vibrações, é uma ferramenta muito eficaz para o tratamento de desequilíbrios físicos, energéticos, mentais e emocionais. De acordo com o terapeuta holístico, Paulo Chaves, várias pesquisas comprovam o efeito desta técnica, que é conhecida em todo o mundo como Musicoterapia.

Ele explicou que os primeiros estudos sobre o assunto foram iniciados com pesquisas em plantas. “Cientistas deixaram algumas plantas sob a influência de alguns tipos de música. As que estavam sob a influência do rock, por exemplo, pararam de crescer. Já as que estavam sob influência da música indiana chegaram a se enroscar”, destacou o terapeuta.

De acordo com Paulo Chaves, a vibração de cada nota musical atua, diretamente, nos centros energéticos de força (ou chakras) do homem. “Ao ouvir uma valsa, o primeiro movimento que se faz no corpo físico é mexer o tórax (chakra cardíaco). Se for um samba, o movimento quadril (chakra básico). Já uma música new age leva a pessoas às nuvens (chakra coronário).

Ele explicou que, no caso da depressão, é possível que exista um bloqueio na chackra laríngeo (garganta) e a nota musical que vibra neste centro de força é capaz de auxiliar no processo de reequilíbrio. “A musicoterapia atua como um tratamento complementar”, frisou o terapeuta que trabalha no Centro de Estudos e Pesquisas Psicobiofísicas (CEPP-JP). De acordo com Paulo, a técnica utiliza todos os estilos musicais, de acordo com o desequilíbrio do indivíduo.

O terapeuta disse que é importante destacar que, para quem admite a teoria da reencarnação, a musicoterapia pode se tornar uma ferramenta muito importante. “Como a música tem um componente de eternidade, ela é capaz de promover o desencadeamento de algum processo de outra existência, através de sensações e emoções já vividas em outra época”, explicou Paulo Chaves.

Mantra OM – Paulo Chaves disse que o mantra OM é mais indicado para quem quer promover o equilíbrio de todos os chakras. Segundo o terapeuta, o OM é a palavra sagrada que surgiu quando o universo foi feito. Ele disse que, ao entoar o mantra, o homem alcança os níveis de consciência superiores.