CEPP-JP

Centro de Estudos e Pesquisas Psicobiofisicas

0

Your Cart

CEPP realiza série de palestras sobre Programação Existencial em 2011

Ao longo de 2011, o Cepp vai realizar palestras focadas no tema Programação Existencial (Proéxis). No dia 17 de janeiro, a palestra de abertura será: Programação existencial – Em busca do projeto de vida pessoal, que será proferida pela pesquisadora Cynara Correia.

Cynara explicou que a Proéxis é o projeto de vida elaborado antes de nascermos, ainda no plano extrafísico, objetivando o melhor aproveitamento da nossa existência. São considerados aspectos como família, local, data, características do corpo físico, etc.

“A reflexão sobre a Proéxis está ao alcance de muitos, que em algum momento se perguntam sobre a finalidade de terem nascido; sobre qual é o sentido de suas existências. Ela pode ser dividida em duas fases: preparação e execução”, destacou a pesquisadora.

No decurso da vida intrafísica temos duas opções quanto à proéxis: cumprir (completismo existencial) ou não cumprir (incompletismo existencial). Cada um com sua história, com suas vivências, com maior ou menor consciência a este respeito, veio a esta existência para ter sucesso, para ser um completista existencial.

“Um sintoma característico do candidato ao incompletismo existencial é a Melim (melancolia intrafísica): sensação de vazio, insatisfação, tristeza sem “motivo” aparente, etc. Já, as características de um completista é aquela auto-satisfação, sensação de estar realizado com o que faz, junção do trinômio motivação/trabalho/lazer”, disse Cynara.

Com a proposta de auxiliar as pessoas a identificarem as diretrizes das suas programações existenciais pessoais, ao longo do ano, serão ainda apresentados e debatidos os seguintes pontos: como identificar o seu projeto de vida; balanço pessoal existencial; reciclagem existencial; atitudes estagnadoras da evolução; auto-organização evolutiva; profissão e programação existencial, entre outros que poderão ser conferidos no nosso site.