CEPP-JP

Centro de Estudos e Pesquisas Psicobiofisicas

0

Your Cart

Palestra discute incompletismo existencial e suas cConsequências

“É muito triste passar a vida inteira cumprindo as suas
obrigações sem nunca ter construído algo de fato.”
Amyr Klink

Nessa palestra (19/12) abordaremos o tema incompletismo existencial (incompléxis), condição desconfortável e frustrante, de incompletude na execução satisfatória da programação existencial, planejada antes de renascermos.

Condição essa gerada por comportamentos relacionados à desorganização; acomodação, caracterizada pela ausência de aspiração evolutiva; medos e insegurança; dentre outros que também serão abordados.

Vivendo robotizadas, em piloto automático, muitas pessoas seguem sem muita clareza sobre a razão de suas ações ou sentido de suas existências. Nascem, crescem, trabalham, casam, tem filhos, como se isso fosse a única coisa a experienciar ou uma rotina da qual não pudessem escapar, mesmo se assim desejassem.

Dessa forma, é comum observarmos essas mesmas pessoas, no meio ou final de suas existências, com sensações de vazio ou incompletude existencial. Sentindo-se como se tivessem desperdiçado tempo e oportunidades, enquanto corriam atrás de “realizações” que prometiam bem-estar e felicidade. Mas, eis que chegam próximo ao fim, e a satisfação ou a felicidade não estavam no final do arco-íris. E tudo que lhes restam é vivenciar a frustração e a melancolia – intrafísica ou extrafísica -, percebendo que apenas adiaram (mais uma vez?) seus compromissos assumidos consigo e com os outros.

Para aqueles que ainda encontram-se em condições e querem refletir, podem parar e pensar sobre o que estão fazendo com suas existências nesse exato momento: desperdiçando tempo com atividades inúteis, que lhe distanciam de si ou aproveitando o tempo pra saber mais sobre você e o mundo que lhe rodeia? Seguindo suas necessidades humanas de aprendizado e desenvolvimento ou desenvolvendo necessidades artificiais de nossa sociedade patológica? Contribuindo para tornar este mundo um lugar melhor ou centrado apenas no próprio umbigo?

Então, se optar por uma reciclagem existencial, “o lugar é aqui e o tempo agora”!

Serviço
Palestra: Incompletismo Existencial e suas Consequências
Data: 19/12/2011
Horário: 20h