CEPP-JP

Centro de Estudos e Pesquisas Psicobiofisicas

0

Your Cart

Meditar aumenta capacidade de desempenhar várias tarefas ao mesmo tempo

Treinar meditação pode ajudar pessoas que trabalham com informação a se manterem em tarefas por mais tempo, com menos distração, além de melhorar memória e reduzir estresse. É o que aponta pesquisa conduzida nas universidades de Washington e do Arizona, nos Estados Unidos.

Para o estudo, os pesquisadores recrutaram três grupos de 15 gerentes de recursos humanos. Um grupo recebeu treinamento em meditação, o segundo em técnicas de relaxamento corporal, e o terceiro serviu como controle. O treinamento foi ministrado durante oito semanas.
Antes e depois dos períodos de treinamento, os participantes passavam por testes estressantes, onde recebiam trabalhos que levavam sua capacidade de multitarefa ao extremo, exigindo o uso de email, calendários, mensagens instantâneas, telefone e computador.
O grupo que recebeu treinamento em meditação apresentou níveis de estresse muito abaixo daqueles apresentados pelos demais grupos. Os dois outros grupos não apresentaram modificações nos testes no início e no fim do período. Os pesquisadores então pegaram o grupo de controle e aplicaram o treinamento de meditação e refizeram o teste: seus níveis de estresse caíram significativamente, exatamente como o primeiro grupo.
“Estamos encorajados por estes primeiros resultados. Enquanto há uma crescente evidência científica de que certas formas de meditação aumentam a concentração e reduz a volatilidade emocional e o estresse, até agora haviam poucas evidências diretas de que a medição pode transmitir esses benefícios para pessoas que trabalham em ambientes estressantes e com grande fluxo de informação”, diz o principal autor do estudo David Levy.
 “Várias pesquisas sobre a interface humano-tecnologia têm tentado criar tecnologias que aumentem as habilidades humanas,” diz o co-autor do estudo Jacob Wobbrock.”Este trabalho com a meditação é incomum porque ele tenta aumentar as habilidades humanas não através da tecnologia, mas por causa da tecnologia – por causa das demandas que a tecnologia impõe sobre nós e nossa necessidade de lidar com essas demandas,” conclui.