CEPP-JP

Centro de Estudos e Pesquisas Psicobiofisicas

0

Your Cart

Meditar traz o silêncio à mente

A meditação consegue proporcionar ao indivíduo a calma necessária para silenciar seus pensamentos e analisar as situações vivenciadas por ele, como se estivesse assistindo a tudo do lado de fora.
Para chegar neste estágio, o praticante tem que se dedicar por anos a fio e, somente a partir deste estado de autocontrole, pode chegar ao próximo nível: fazer a mente manter o foco apenas no mantra ou no silêncio.

Existem práticas relacionadas à meditação que têm a intenção de melhorar a saúde do praticante, assim espera-se que a mente tranquila e a respiração compassada levem mais oxigênio ao sangue, reduzam o estresse e a ansiedade.

Segundo os monges e estudiosos do assunto, a meditação diária promove, inclusive, a longevidade.

A terapeuta manual Marinês Catija estudou massagem oriental e outras práticas na Tailândia.

Ela conheceu de perto comunidades inteiras que incluem a meditação nas práticas diárias e enfatiza que todas as pessoas podem experimentar.

“Meditar é um hábito cultural que os povos de lá usam, especialmente em favor da saúde”, diz. A meditação orientada não tem contraindicações e pode ser praticada desde a infância.

Como se faz
O indivíduo deve se acomodar e fechar os olhos, pois fica mais fácil meditar. No estado de meditação, o praticante se concentra em uma imagem, ideia ou som. A mente se pacifica e as vozes internas ficam cada vez mais baixas até silenciarem.

Fonte: O Diário